Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u705473481/domains/eullergontijo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131

EMDR

O QUE É O EMDR?

EMDR, que significa Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares, é uma forma de psicoterapia desenvolvida na década de 1980 pela Dra. Francine Shapiro. Desde 2013, é reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como tratamento padrão-ouro para o TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático). Portanto, é eficaz para lidar com traumas como pós-guerra, assaltos, sequestros, violência sexual, desastres naturais e outras situações de violência.

Novas pesquisas também têm mostrado resultados positivos do EMDR para outros tipos de sofrimento emocional, como ansiedade, fobias, pânico, depressão, luto e doenças psicossomáticas. Isso ocorre porque o EMDR baseia-se em estudos científicos que investigam como o cérebro armazena experiências traumáticas e difíceis, gerando um sofrimento que persiste ao longo da vida. Assim, o tratamento visa obter resultados profundos e eficazes em um curto período, através da estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais onde estão armazenadas as lembranças dolorosas.

Como Funciona uma Sessão de EMDR?

  • História Clínica: O terapeuta realiza uma avaliação inicial para entender o histórico do paciente.
  • Recursos Positivos: O terapeuta instala recursos positivos para ajudar o cliente a se preparar para o reprocessamento.
  • Plano de Tratamento: Desenvolve-se um plano de tratamento específico para o caso do cliente.
  • Reprocessamento:
    • O cliente foca em um evento específico perturbador.
    • O terapeuta orienta o cliente a identificar crenças negativas e positivas, emoções e sensações corporais relacionadas ao evento.
    • Movimentos bilaterais (movimentos oculares, sons ou toques) são utilizados para estimular os hemisférios cerebrais.
    • O cliente relata o que vem à mente durante a estimulação. O que pode levar a mudanças na percepção e emoções associadas ao evento.
  • Instalação da Crença Positiva: Trabalha-se para substituir crenças negativas por crenças positivas.
  • Checagem Corporal: O terapeuta verifica se o cliente ainda tem alguma sensação corporal negativa.
  • Fechamento e Reavaliação: O fechamento da sessão é seguido por uma reavaliação na próxima sessão. Esse processo visa verificar a integração da memória e a eficácia do tratamento.

COMO O EMDR AGE NO SEU CÉREBRO?

A terapia EMDR permite acessar e tratar o material inconsciente disfuncional. Quando o paciente se concentra na imagem, nas crenças, nas emoções e nas sensações, abre-se o “arquivo cerebral” para acessar essas lembranças. Durante o processo de EMDR, utiliza-se a estimulação bilateral — que inclui movimentos oculares, aparelhos táteis, toques ou sons binaurais. Essa estimulação, por sua vez, ajuda o cérebro a conectar a lembrança com a fala, pensamentos, emoções e sensações corporais. Assim, facilita a dissolução ou metabolização da memória. No final, o paciente obtém uma memória mais “organizada”, que perde a capacidade de causar mal, eliminando a carga negativa, dor e sofrimento associados.

Importante destacar que a terapia EMDR não visa apagar a lembrança, mas sim transformá-la em uma memória de algo que já passou e não tem mais impacto significativo na vida atual. Embora a experiência continue a ser lembrada, a resposta de luta, fuga ou congelamento do evento original é resolvida.

Exercício binaural - EMDR

DURAÇÃO DO TRATAMENTO

A duração do tratamento varia muito de pessoa para pessoa e depende de vários fatores:

  • Natureza do problema em si
  • Tempo de duração do problema, se é recente ou de longa data
  • Rede de apoio (família, amigos)
  • Dedicação e entrega ao processo

Geralmente, estimamos uma média de 15 sessões para traumas únicos; no entanto, casos mais complexos podem exigir mais tempo de terapia.

Quer conhecer mais das minhas especialidades?

Rolar para cima